4 critérios para você observar antes de fazer a matrícula.

Tudo o que envolve ensino superior e, principalmente, pós-graduação, exige uma certa cautela. Abaixo, alguns critérios para você se atentar na hora de escolher uma boa instituição.

Escolhido o curso em que você irá se especializar, chegou a hora de escolher uma instituição que atenda as suas expectativas. Como a demanda por cursos de pós-graduação tornou-se muito grande, a quantidade de ofertas por instituições de procedência duvidosa também se tornou comum, e o risco daquele curso que poderia ter potencializado a sua inserção no mercado de trabalho deixar você estagnado dentro dele acaba também por aumentar. Com o objetivo de ajudá-lo na hora de reconhecer se a instituição e o curso pretendidos situam-se em posições confiáveis no âmbito de todas as opções possíveis, listamos 4 critérios que você deve ter em mente antes de efetuar a sua matrícula. São eles:

1. CREDENCIAMENTO DA INSTITUIÇÃO: este é um assunto sobre o qual já falamos em outro post aqui do blog, mas não custa salientar novamente que a instituição escolhida precisa estar credenciada no MEC. Para tanto, existe um portal que oferece informações sobre as instituições de educação superior credenciadas e os cursos superiores autorizados. Basta acessá-lo e iniciar sua busca pela instituição que o convenha.

2. VALORIZAÇÃO DO CURSO PELA IES: nós sabemos que para ter chegado até a Instituição de Ensino Superior (IES) de seu interesse, muita pesquisa foi realizada. No entanto, manter-se interessado pela maneira como esta instituição investe e valoriza os cursos de pós-graduação oferecidos também faz parte da pesquisa, afinal, o que está sendo ofertado vai muito além de ser apenas um curso: é um serviço de ensino. Nesse sentido, investigar se a IES procura formular cursos atuais, com professores atualizados, em conjunto com uma equipe dedicada e voltada para o atendimento e direcionamento dos alunos e dos cursos, é imprescindível na hora de saber se existe um comprometimento legítimo por parte da instituição com o ensino por ela ofertado.

3. PERFIL DOS CURSOS: é verdade que teoria e prática andam lado a lado, mas é preciso dizer que, no que se refere à pós-graduação, esses dois componentes atuam de forma distinta a depender do curso escolhido. Sabe-se que a pós-graduação é dividida em dois tipos: stricto sensu e lato sensu, sendo que o primeiro está mais ao lado da teoria e o segundo mais ao lado da prática. Ao escolher uma pós-graduação lato sensu, além do inquestionável conhecimento que será adquirido durante as aulas, você certamente esperará também aprender com experiências reais de pessoas reais, com histórias de sucesso a serem compartilhadas pelos professores. É por isso que este tipo de pós-graduação situa-se mais ao lado da prática, do mercado de trabalho, e é este propósito que você deve buscar nos perfis dos cursos. Caso contrário, se o seu propósito for mais acadêmico, mais enraizado em fundamentos e teorias, talvez essa não seja a melhor escolha e o caminho a seguir seja, então, o do stricto sensu, ou seja, do mestrado e doutorado.

4. PERFIL DOS PROFESSORES: depois de investigado o curso, é hora de ir atrás dos professores que compõem o seu corpo docente dentro da instituição. Primeiramente, é importante lembrar que a formação acadêmica dos mesmos deve obedecer a alguns critérios legais, já discutidos em outro texto anterior a este aqui no blog. Porém, mais do que isso, é preciso interessar-se pela pessoa que estará lá para ensiná-lo, saber se ela tem experiência e vivência naquela área. A aula da pós-graduação é diferente da aula da graduação, visto que toda ela é voltada para discussões dos saberes expostos, de reflexões sobre as habilidades e atitudes que envolvem a área em que está inserida, de preparação para o dia-a- dia. Dessa forma, não existe justificativa para não procurar por professores que propiciem esse tipo de conhecimento para seus alunos no âmbito da pós, fazendo com que essa didática torne-se o grande diferencial dentre os demais cursos e instituições.

Agora ficou fácil. Sabendo que a instituição escolhida por você preenche todos os critérios expostos acima, a sensação de segurança ao efetuar a matrícula é o que dará ao seu futuro profissional a garantia a qual ele precisa.

Compartilhe este post