A ênfase em Cyber Security no curso de Gestão de TI

Não é novidade para ninguém que, atualmente, somos capazes de enviar e receber os mais variados tipos de dados, através de um simples clicar de botão ou tocar de tela. No entanto, como saber se os dados que estou enviando e recebendo estão sendo, de fato, transmitidos com segurança, sem qualquer vazamento da informação contida neles? A resposta para isso chama-se cyber security, ou cibersegurança, ou apenas segurança cibernética. Este termo refere-se à proteção de tudo o que está potencialmente exposto à Internet, isto é, computadores, smart phones, nossas informações pessoais, nossa privacidade, as informações confidenciais de grandes organizações empresariais e assim por diante.

No entanto, cyber security não tem a ver apenas com ameaças ou riscos. É claro que existem riscos significativos, mas a questão é que existem também grandes oportunidades. No mundo empresarial, quando tratada de maneira correta, a cibersegurança permite aumentar a força do seu negócio, gerando confiança entre as partes interessadas uma vez que saberão de antemão que os dados e as transações efetivadas estarão seguros. Quer uma vantagem competitiva mais valiosa que essa nos dias de hoje? Contudo, é claro que o oposto, da mesma forma, acaba tornando-se verdadeiro. A falta de credulidade nos sistemas ou produtos de uma empresa pode resultar em clientes simplesmente indo embora.

Desse modo, o aprofundamento proposto em Cyber Security dentro do curso de Gestão de Tecnologia da Informação, apresentará duas disciplinas voltadas especificamente par;a as questões aqui abordadas. A primeira delas, Tecnologias em Cibersegurança, versará sobre os princípios concernentes a ela: estratégia, gerenciamento de riscos, monitoramento de processos, resposta e recuperação de incidentes. Também abordará Elementos Tecnológicos de Cibersegurança e Arquiteturas Tecnológicas de Cibersegurança, bem como a Cibersegurança aplicada a redes, dispositivos e sistemas. Já na disciplina intitulada Segurança da Informação, serão apresentados três eixos de estudo: a Governança em Segurança da Informação; a Gestão de Riscos de Segurança da Informação e a Implementação de Gestão e Governança em Segurança da Informação.

Assim, este curso tem por objetivo receber profissionais que já atuem ou que estejam interessados em atuar na área de segurança cibernética, a fim de que possam conhecer ou reforçar as técnicas, as ferramentas e os meios disponíveis para, não só proteger os produtos e as empresas no mundo cibernético, como também a si mesmos, de quaisquer possíveis vazamentos imprevistos.

Compartilhe este post