A ênfase em empreendedorismo e inovação no curso de Gestão Empresarial

Do que estamos tratando ao propor um aprofundamento baseado nas ideias de Empreendedorismo e Inovação? Nas linhas abaixo, a ideia por trás do curso.

Sabemos que o consumo faz parte dos costumes e hábitos dos seres humanos, embora saibamos também que este movimento de hiperconsumo concebido por nós será insustentável nos próximos anos devido à baixa quantidade de recursos naturais ainda disponíveis. Nesse sentido, uma alternativa cada vez mais exigida em oposição ao consumo tradicional encontra-se na economia de base compartilhada, ou seja, um modelo de trocas que visa à otimização do uso de bens já produzidos, aproveitando seu tempo ocioso para que mais pessoas possam desfrutá-los, sem ter que comprar um novo produto. Tal modalidade, que também funciona por meio de serviços, gera economia para quem usa e renda para quem fornece. Quem nunca ouviu falar do Uber ou do Airbnb? Essas são apenas duas das startups que usam bases tecnológicas em favor da colaboração mútua. A emergência de conceitos tais como economia compartilhada ou consumo colaborativo parece responder, então, a essa gradativa necessidade de produção e consumo sustentáveis nos negócios e na sociedade por meio da produção de modelos que combinem crescimento econômico com sustentabilidade ambiental e social, o alicerce da ideia de desenvolvimento sustentável. Dessa forma, a economia compartilhada e o desenvolvimento sustentável funcionando de maneira conjunta aparentam ter o potencial de produzir novas formas
de organização e concorrência, além de poder alterar ou refinar os modelos de negócios já existentes.

Baseado no contexto do parágrafo anterior, é possível pensar na pós em Gestão Empresarial com Ênfase em Empreendedorismo e Inovação como uma importante aliada para quem busca inserir-se nesses novos modelos econômicos, partindo do pressuposto de que é preciso manter-se em correspondência com o que está sendo ofertado hoje ao mesmo tempo em que é preciso originalidade para empreender a partir desses novos meios de oferta de bens e serviços que vem se operacionalizando dentro de uma lógica de consumo diferenciada e, por vezes, difícil de acompanhar.

Como já havíamos mencionado num post anterior, a questão da ênfase no curso de Gestão Empresarial traz como tronco comum em relação às outras possibilidades de aprofundamento as áreas tradicionais do Direito, de Recursos Humanos e de Análise Financeira, uma vez que fazem parte de qualquer tipo de negócio, não apenas dos mais inovadores. Contudo, em se tratando da ênfase em Empreendedorismo e Inovação, dispomos de mais quatro direcionamentos específicos: Captação de Recursos, Design Aplicado à Inovação, Design Thinking e Marketing Empreendedor. Em relação à captação de recursos, a ideia é buscar estratégias para angariar recursos a fim de que se possa investir num determinado negócio, por meio de ferramentas e canais que viabilizem tais iniciativas. Em relação ao design, abordaremos a questão da modelagem do negócio, ou seja, o trabalho realizado para se representar processos de negócios em modelos a partir de metodologias dinâmicas e ágeis que auxiliem na modelagem de uma ideia baseada em inovação e tecnologia. Por fim, em relação ao marketing empreendedor, serão abordadas formas modernas de marketing, inclusive de marketing digital a partir de conceitos tais como: Funil de Vendas, Inbound Marketing, Marketing para Pequenos Negócios, Marketing para Startups, etc.

Assim, se o mundo empresarial tem exigido e buscado profissionais competentes e hábeis em gerenciar diferentes áreas com visão estratégica para enfrentar os desafios da nossa contemporaneidade, os temas abordados dentro do curso de Gestão Empresarial com ênfase em Empreendedorismo e Inovação partem dessas competências e habilidades de maneira direcionada e diferenciada, contribuindo para o aumento da capacidade empresarial do participante com vistas ao sucesso de seu empreendimento no mercado atual.

Saiba mais da nossa pós em Gestão Empresarial e suas enfâses, aqui.

Compartilhe este post