A ênfase em marketing e vendas no curso de Gestão Empresarial

Do que estamos tratando ao propor um aprofundamento baseado nas ideias de Marketing e Vendas? Nas linhas abaixo, a ideia por trás do curso.

 

            Num primeiro momento, a aproximação entre os conceitos de marketing e vendas pode parecer óbvia já que estamos tão acostumados ao resultado deles dois cotidianamente associados. Contudo, dificilmente paramos para pensar que cada um deles cumpriu uma função bastante específica até que um produto ou serviço caia nas mãos e no gosto do cliente. O que acontece é que apesar do marketing e das vendas não serem a mesma coisa, ambos os conceitos estão servindo a um mesmo propósito: garantir o futuro da empresa, seja ela uma multinacional ou mesmo um pequeno negócio.

            Em se tratando de marketing, além de fortalecer a marca e tratar de questões anteriores à venda propriamente dita, é ele o responsável por atrair a atenção de possíveis clientes uma vez que sua principal função é basicamente entender o mercado não do ponto de vista da empresa, mas sim do ponto de vista do consumidor. Ou seja, os processos de criação, comunicação, administração do relacionamento interpessoal, entre outras tantas mais questões que perpassam o universo da gestão empresarial unem-se ao conceito de marketing a fim de beneficiar a empresa e ajudá-la a alcançar seus objetivos no ramo em que atua. Enquanto isso, a área de vendas quer gerar receita, claro, mas não só. Aqui passamos a lidar diretamente com o cliente em tempo real, colocando em prática questões levantadas pelo marketing com o intuito de melhor atender os clientes e construir um vínculo mais verdadeiro e, por que não?, permanente. É claro que é possível vender sem necessariamente depender do marketing, embora isso beire a loucura nos dias de hoje visto que marketing e vendas funcionam muito melhor juntos do que separados.

            É por meio dessas palavras iniciais que apresentamos o curso de Gestão Empresarial com Ênfase em Marketing e Vendas, o qual tem por objetivo, a partir das matérias do tronco comum, dar uma visão do processo de gestão de uma empresa como um todo, para só depois cairmos em suas especificidades, pois acreditamos que a gestão de marketing e vendas é mais do que dependente de uma visão geral do negócio. Isso porque não é incomum que as pessoas se deparem com situações em que os entraves possam parecer irresolúveis e essa percepção seja advinda da falta de conhecimento sobre o que acontece de fato nos bastidores, na produção do negócio, e não tendo este tipo de conhecimento fica difícil definir boas estratégias de marketing para o seu negócio. É tudo uma questão de perspectiva, e a perspectiva do todo, nesses casos, é essencial. Além do mais, o fato de num curso como este, em que as matérias comuns recebem pessoas dos mais variados contextos, o aluno ter a oportunidade de encontrar gente que tenha os mesmos interesses que ele ou que mesmo não tendo os mesmos interesses possua afinidades com outras áreas da empresa, já facilita uma melhor compreensão dos processos e ações que fazem uma empresa ser o que ela é.

            Assim, uma vez concluído o tronco comum e aprofundando-se na área de marketing e de vendas, será possível perceber com convicção que o marketing sem a venda não funciona, ou que a venda sem o marketing muito menos. Em última instância, o empenho maior tem que existir na conquista do resultado e é esse resultado que buscamos ao longo de todo o curso.

Saiba mais do nosso curso de Gestão Empresarial e suas enfases aqui.

Compartilhe este post