Como pagar menos na pós-graduação?

Dificilmente podemos cogitar a realização de uma pós-graduação sem nos preocuparmos com o valor a ser investido – mas, calma. Neste post, daremos algumas dicas de como suavizar esse peso para o seu bolso.

O valor de um curso de pós-graduação sempre acaba por configurar-se como um empecilho para aqueles que estão em busca de aprimoramento profissional. Seja porque não conseguimos definir critérios para avaliar se estaremos pagando um preço justo ou porque por vezes a quantia a ser paga simplesmente não cabe em nosso bolso, a verdade é que, para aqueles que sonham em alavancar a carreira, existem algumas opções que poderão diminuir os custos ou talvez apenas nos tranquilizar de que o investimento, apesar de dispendioso, é necessário e trará bons resultados.

Comecemos pela avaliação do curso em questão. Num primeiro momento, é importante considerar em qual modalidade a pós que deseja está inserida, se presencial ou à distância. Devido à manutenção de cada curso, os valores referentes a uma pós-graduação 100% presencial e os valores referentes a uma pós à distância evidentemente não serão os mesmos. Para aqueles que fazem questão de assistir às aulas presencialmente e ter um contato mais próximo com os professores, o segredo para entender o valor do curso é avaliar a qualidade do corpo docente. Além disso, analisar a instituição que almeja também é indispensável (vale lembrar que já discutimos alguns pontos importantes sobre as instituições e o reconhecimento dos cursos aqui no blog). Com base nessas avaliações, você certamente poderá fazer uma comparação de preços mais justa e correta.

Porém, se, depois de muitas pesquisas acerca das instituições e dos cursos, você finalmente chegou a uma decisão final, mas o preço continua acima do seu orçamento, é possível tentar obter um desconto. Algumas instituições trabalham em convênio com empresas, o que pode ser uma ótima opção nesse caso. Se você está trabalhando em alguma empresa, procure se informar sobre os convênios que ela estabelece com instituições de ensino. Tais convênios oferecem porcentagem de desconto para os funcionários da empresa que têm interesse em especializar-se e, definitivamente, é uma oportunidade que não pode ser jogada fora.

Outra forma de ajustar o valor da pós ao que mais lhe convém é a tentativa de “esticar” o prazo de pagamento. Procure saber se a instituição que tem em mente possui alguma forma de parcelamento que aumente o vencimento das parcelas. Digamos que o curso em si aconteça em 18 meses, mas que o parcelamento da quantia a ser paga por ele seja feito em até 24 meses; é a isso que nos referimos quando sugerimos esticar os prazos. Essa opção pode abrandar o valor que será investido ao mês, facilitando o seu fluxo e permitindo que você consiga realizar o curso que deseja.

Por fim, a última dica é recorrer às bolsas de estudo. Existem programas só para isso, tais como Catho Educação, Quero Bolsa etc, nos quais as instituições de ensino cadastram as bolsas que estão sendo ofertadas e essas empresas fazem a gestão do processo de oferta. Basta uma rápida busca por estes programas para que você saiba quais são as suas possibilidades dentro daquilo que procura.

Agora, sim, não tem mais desculpa, não é mesmo?

Ainda não decidiu qual o curso de pós-graduação quer fazer? Acesse o nosso site e saiba mais sobre os nossos cursos! 😉

Compartilhe este post