Como deve ser composto o corpo docente da pós?

Em nosso último artigo, abordamos a necessidade de cursar em uma instituição de ensino superior credenciada.  No tema de hoje, precisamos conversar sobre a composição do corpo docente da sua pós. Mas por que este assunto é tão importante?

Conhecer a fundo como deve ser o corpo docente da pós-graduação está diretamente relacionado com a qualidade do seu ensino. Neste sentido, lhe apresentaremos não apenas os aspectos legais e mercadológicos, mas também o perfil adequado destes profissionais.

Aspectos legais e mercadológicos

O principal aspecto legal é que ao menos 50% do corpo docente deve possuir Mestrado e/ou Doutorado. Já quando falamos a respeito do aspecto mercadológico, a pós lato sensu tem como objetivo realizar uma imersão corporativa em seus alunos.

Importante deixar claro que a pós-graduação pode ter em seu corpo um professor que não possua Mestrado, mas que tenha o que é chamado “notório saber”, (não possui título, mas tem conhecimento equivalente) que se enquadra nos outros 50% do corpo docente.

Em outras palavras, estamos falando daqueles que não são necessariamente graduados na área específica da disciplina, mas ainda sim, capazes de lecionar sobre o tema com destreza. Como por exemplo, um atleta olímpico que mesmo não tendo formação específica, tem a completa capacidade de lecionar uma disciplina de pós em Educação Física.

No que se refere ao perfil do corpo docente, os professores devem ser bastante práticos e atuantes nas áreas em que lecionam. Também é muito comum que os professores sejam consultores de empresas, empresários, promotores (nos casos de cursos de Direito) ou ainda, que ocupem cargos de alta direção em empresas de médio e grande porte.

A voz da experiência

Os cursos que possuem foco nas áreas de negócios e empreendedorismo costumam ter entre seus professores diversos empreendedores que oferecem aos seus alunos um conteúdo que será lecionado com base em suas vivências práticas de mercado.

Por esta razão, a pós lato sensu abrange cursos que envolvem o chamado “network”, isto é, o desenvolvimento de sua rede de contatos profissionais e ainda, a experiência do professor.

Portanto, o docente que realmente se destaca é aquele que tem larga experiência profissional e que consegue envolver e engajar seus alunos com situações reais do cotidiano. Tudo isso permite ao aluno compreender como de fato é a realidade do mercado e como evitar ou solucionar problemas de maneira prática.

Ficou com alguma dúvida sobre os aspectos legais?

Consulte a resolução da pós lato sensu aqui.

Compartilhe este post