Definindo tema e orientação para o TCC.

Considerado o pesadelo de muitos estudantes, o TCC é uma realidade incontornável. Abaixo algumas dicas na hora de definir tema de pesquisa e orientação.

Odiado por muitos, amado por poucos e respeitado por todos, o trabalho de conclusão de curso, melhor conhecido por seu acrônimo ‘TCC’, é uma etapa fundamental para a obtenção do título de especialista, conforme preconiza a legislação vigente. Ainda que o principal conselho para a escolha do tema de pesquisa seja “opte por algo que lhe agrade”, nem sempre delimitar esse “algo” acontece de maneira tranquila. A quantidade de pós-graduandos que se sentem um tanto
desnorteados na hora de definir uma linha de pesquisa a seguir e o tema é gigantesca, visto que, por vezes, não estão mais familiarizados com o trabalho de pesquisa científica ou com alguma metodologia de pesquisa.

Nesse sentido, geralmente ao chegarem aos 50% do curso concluído, os pós- graduandos lato sensu veem em sua matriz curricular a disciplina de Metodologia da Pesquisa, a qual abrange, entre outras coisas: métodos, técnicas e etapas de pesquisa; elementos constitutivos do projeto de pesquisa; escrita de artigos, resenhas, monografias; normas para elaboração, formatação e apresentação de trabalhos acadêmicos. Ou seja, digamos que o curso escolhido por você tenha 20 módulos a serem concluídos, ao alcançar o 10 o , você, aliviado (ou não), encontrará essa disciplina em sua grade e, uma vez que já tenha passado por boa parte do curso, a escolha do tema de seu TCC e do orientador ficará mais fácil, visto que o embasamento para trilhar o caminho que deseja seguir já lhe fora dado. Além disso, como boa parte dos pós-graduandos já estão empregados e atuando no mercado, a escolha pode acontecer em vistas do próprio trabalho do aluno. Para exemplificar esse tipo de situação, consideremos que você atua numa área específica do Marketing dentro de uma empresa – seu TCC pode voltar-se para este tema.

Seguindo a mesma lógica do exemplo acima, em alguns casos, e quando já escolhido o tema, acontece de você trabalhar numa empresa junto a um supervisor cuja formação ou experiência é reconhecida na área em que deseja desenvolver seu projeto. Algumas instituições permitem que você selecione esta pessoa como sendo seu orientador de TCC. Ou ainda, como uma forma de lhe dar uma maior segurança, é possível que seu trabalho de TCC possua, para além do orientador, um co-orientador: o professor do curso no qual você está matriculado + o supervisor de que havíamos falado, por exemplo. Uma situação como essa é bastante vantajosa pois duas orientações só vêm a agregar na elaboração e conclusão de seu projeto. Outro cenário possível para a escolha do orientador é que ele integre outra instituição de ensino e você possa chamá-lo para realizar a orientação do projeto com você, embora isso dependa das instituições envolvidas aceitarem ou não.

Vale lembrar que o tempo previsto para a entrega do TCC é variável, uma vez que cada instituição  de ensino é que define estas datas em seus projetos pedagógicos.
Uma última dica para um trabalho de sucesso é: comprometa-se, com o seu tema, com o seu orientador e com o tempo investido por você para enfim tornar-se especialista na área de seu interesse.

Conheça nossos cursos de pós-graduação aqui.

Compartilhe este post