Enfatizando o curso de Gestão Empresarial

Entenda algumas nuances da grade curricular do curso de Gestão Empresarial a partir do conceito de ênfase que o complementa.

Você muito provavelmente já ouviu falar que a grade curricular das universidades norte-americanas é bem diferente da nossa uma vez que os alunos da graduação de lá precisam cursar por dois anos disciplinas comuns para só depois encaminharem-se para as áreas que lhes interessam. Essas disciplinas comuns, as quais recebem o nome de core courses, abrangem praticamente tudo o que já havia sido visto no ensino médio de lá, agora a nível acadêmico, e são obrigatórias. Numa tradução livre, temos core como um núcleo, cerne ou o centro de algo – neste caso, teríamos, então, ‘cursos centrais’ ou ‘cursos básicos’ imprescindíveis a todos os graduandos.
Assim, ao transferirmos esta noção para os cursos de pós-graduação lato sensu daqui, temos também disciplinas comuns que da metade para o final culminam na chamada ênfase, ou a especialização da especialização. Isso significa que ao matricular-se em determinados cursos de especialização, o aluno vê em sua grade curricular disciplinas de um tronco comum, mais genérico, que se assemelharia aos core courses não fosse o fato de, ao invés de se deparar com disciplinas do ensino médio, ao aluno é exigido cursar disciplinas mais globais da pós escolhida por ele.
No caso do curso de Gestão Empresarial, que é o foco deste texto, é possível listar algumas disciplinas comuns a todos os alunos, tais como Logística Empresarial ou Gestão de Qualidade, e o interessante desse momento da pós é que, como está apenas começando e as mesmas disciplinas valem para todos aqueles que optaram por esta especialização, é possível conhecer pessoas de diferentes áreas, fazendo com que o ambiente se torne bastante diversificado e rico de experiências. Contudo, mais a frente, os alunos que optaram por este curso precisarão escolher uma ênfase ou uma área de aprofundamento para se especializar e a partir desse momento a turma divide-se. Não é à toa que no momento de conclusão do curso e recebimento dos diplomas os pós-graduados vejam descrita ali a ênfase predeterminada por eles, as quais podem ser quatro:
1. Gestão Empresarial com Ênfase em Gestão de Negócios;
2. Gestão Empresarial com Ênfase em Logística;
3. Gestão Empresarial com Ênfase em Marketing;
4. Gestão Empresarial com Ênfase em Empreendedorismo e Inovação.

Ou seja, Gestão Empresarial seria o core course de toda a especialização, enquanto as ênfases seriam a especialização de fato, ou o direcionamento exato para a área de interesse e atuação do aluno.
No entanto, é possível que o aluno não esteja satisfeito com apenas uma ênfase e deseje aprofundar-se ainda mais dentro do campo de Gestão Empresarial. Nesse caso, este mesmo aluno poderá, então, contratar outro módulo de ênfase e assistir somente às disciplinas específicas deste. Digamos que você tenha se matriculado no curso de Gestão Empresarial com Ênfase em Marketing e, ao final, pensou que seria uma boa ideia para o seu currículo e conhecimento realizar também a Ênfase em Logística, por exemplo. Basta que você se matricule para mais este módulo quando lhe convir.
Mas você sabia que nem todo curso de especialização pode ser concebido com base na ideia de ênfase? Isso porque alguns cursos são complexos demais para alinharem-se dessa forma e a carga-horária ficaria muito densa. Veja o curso de Gestão de Projetos, por exemplo. Já imaginou matricular-se num curso de Gestão de Negócios com Ênfase em Projetos? São duas áreas que já exigem bastante esforço quando separadas; juntas, então, acaba sendo impraticável.
Agora que você já entendeu como funcionam as ênfases na pós, que tal comprometer-se com o seu futuro e decidir por uma, duas, três, ou até mesmo as quatro delas e seguir adiante com os seus estudos?

Conheça nossos cursos de pós-graduação aqui!

Compartilhe este post