Escola de Negócios. Saiba o porquê temos este nome

Muito além da Administração de Empresas. Foi para atender a complexidade do mercado profissional que começaram a surgir as Escolas de Negócios ao redor do mundo. Elas ainda são recentes – as primeiras iniciaram em 2000 no Brasil, mas chegaram para suprir uma necessidade dentro das empresas.

Isto porque o próprio ramo da Administração passou por mudanças. As abordagens tradicionais permanecem, mas, além delas, há um enorme escopo a desenvolver e apresentar aos alunos. E é justamente este novo universo que se aborda em uma Escola de Negócios.

Em Ponta Grossa, a Escola de Negócios Santana Pós iniciou as atividades – voltadas ao meio empresarial – em 2014. E desde então vem certificando profissionais qualificados, aptos a atuar no mercado profissional, e de maneira diferenciada. Mas você sabe porque somos uma Escola de Negócios? Para ser chamada desta maneira alguns requisitos devem ser seguidos.

 

Ensinamos a ‘pensar fora da caixa’

Nada de processos prontos, uma Escola de Negócios auxilia para que seus alunos ‘pensem fora da caixa’. Lembre-se que o mundo corporativo será cheio de desafios, e estes desafios serão superados mais facilmente por pessoas criativas, que já foram apresentadas a alguns problemas e incentivadas a solucioná-los.

Nada de avaliar situações somente por um ângulo. Para ‘pensar fora da caixa’ é necessário olhar para todos os lados. Como costuma dizer o palestrante Mario Persona: “quem está dentro da garrafa não enxerga seu rótulo”.

Em uma Escola de Negócios, onde pessoas de diversas áreas se encontram, fica mais fácil uma análise mais criteriosa dos problemas profissionais, bem como suas possíveis soluções.

 

Inovação na Escola de Negócios

Mas não basta somente o “pensar fora da caixa”. Para solucionar problemas é necessário botar a mão na massa. Depois do pensar, vem o agir. Mesmo que esta ação não seja a correta. Pois aprendemos também com nossos erros.

Para ser uma Escola de Negócios, a instituição deve ainda incentivar processos de inovação. Estudos de caso, e muita prática devem estar no dia a dia dessas instituições.

 

Foco no empreendedorismo

Assim como as Escolas de Negócios, o termo ‘empreendedorismo’ começou a ser amplamente utilizado e difundido recentemente. Passou a ser disciplina a pouco mais de 20 anos, quando um professor percebeu que poderia formar gestores de negócios, e não somente administradores.

Esta visão mais ampla do mercado administrativo – onde as pessoas são essenciais, e não somente os processos -, é muito focada na Escola de Negócios.

 

Profissionais de alta qualidade

É claro que uma maneira diferenciada como essa de ensino resultará em uma maneira diversa de aprendizado. Uma Escola de Negócios pretende disponibilizar ao mercado profissionais de alta qualidade, que se destaquem em suas áreas.

É claro que nenhuma Instituição sozinha faz isso tudo. A metodologia, a estrutura e os profissionais nós temos. Agora falta o aluno dedicado e com visão de futuro para fecharmos a conta. E lembre-se que a Escola de Negócios Santana Pós está com as matrículas abertas à sua espera!

Compartilhe este post