MBA e Especialização: o que você precisa saber sobre o TCC

Os trabalhos de conclusão de curso da pós-graduação variam de acordo com sua modalidade. As instituições de ensino têm o papel de definir o tipo de TCC que preferem empregar. No entanto, de modo geral, no Mestrado é a dissertação, no Doutorado a tese e em cursos de MBA e Especialização é utilizada a monografia ou artigo, dos quais falaremos a seguir.

A monografia se trata de um trabalho acadêmico que é apresentado ao final do curso. O seu objetivo é estudar, por meio de investigação sistemática, e refletir sobre um tema ou problema específico. Assim como outros trabalhos de conclusão de curso, a monografia aborda um único tema (mónos = um só; graphein = escrever).

O aluno que tem como seu TCC a monografia terá de escolher o tema e um orientador para realizar a pesquisa acadêmica científica. Vale lembrar, que algumas instituições passaram a aceitar o artigo como trabalho de conclusão de curso.

Também resultado de uma pesquisa acadêmica científica, o artigo é uma versão mais compacta e que, geralmente, obedece a modelos de estruturação previamente definidos. Apesar disso, engana-se quem acha que escrever um artigo é mais “fácil” que escrever uma monografia. Isto porque escrever um artigo exige habilidade para condensar em poucas páginas o resultado de toda uma pesquisa.

Para exemplificar…

Trazendo este tema para um âmbito mais prático, quando falamos dos cursos da área de negócios, existem possibilidades específicas que são aceitas como trabalho de conclusão de curso. Em um curso de MBA em Empreendedorismo e Inovação, por exemplo, pode ser exigido do aluno que ele desenvolva um plano de negócios.

Já um curso de MBA em Gestão Empresarial, que possui em seu conteúdo programático a área de jogos empresariais, a instituição de ensino poderá solicitar alguns tipos de relatórios que abordem com detalhes todo o envolvimento do aluno durante a simulação da gestão de uma empresa.

Oportunidade

Por fim, no que diz respeito aos artigos, a instituição de ensino poderá ainda recomendar que o trabalho do aluno seja enviado para publicação em uma revista ou apresentação em um congresso técnico científico.

A publicação representa uma oportunidade interessante para o aluno, pois ganha a possibilidade de ter seu trabalho aceito e, consequentemente, seu currículo acadêmico incrementado. Mais tarde, em uma seletiva para Mestrado ou Doutorado, o número de artigos publicados pode fazer a diferença.

Pensando em fazer MBA ou Especialização? Confira nossas opções de cursos aqui.

Compartilhe este post