Mestrado e Doutorado ou MBA e Especialização: qual é a escolha ideal para você?

Em nosso último artigo contamos as informações mais técnicas sobre as modalidades de pós-graduação. Mas agora que você sabe como funciona cada pós, como saber qual é a escolha certa para seu futuro?

Primeiramente, entenda que um caminho não é melhor que o outro, pois tudo depende do que você deseja para sua carreira profissional. É fato que existem diferenças entre cada escolha, inclusive quanto ao foco do estudo e perfil do aluno.

Nosso blog preparou algumas considerações sobre cada modalidade de pós que podem lhe ajudar a identificar o que melhor se encaixa ao que você busca. Vamos lá?

MBA e Especialização

Estas modalidades têm grande foco para quem está na área de trabalho, ou quem pretende adquirir habilidades práticas para ampliar suas chances de empregabilidade.

Quanto ao perfil do corpo docente, além da titulação acadêmica, possui forte experiência profissional. Para ter uma ideia, muitos dos que lecionam atuam com consultorias, proprietários de suas próprias empresas ou ocupam cargos de alto nível em empresas de médio e grande porte.

Um dos pontos fortes destes cursos é o retorno gerado rapidamente, seja por conta da carga horária ou do próprio investimento. Também é importante desmistificar a questão de que apenas com o título de Mestrado é possível lecionar. Na verdade, com a pós Lato Sensu já se pode lecionar em graduação, conforme aspecto legal do Ministério da Educação (MEC).

Mestrado e Doutorado

O primeiro ponto a ser ressaltado é que tanto o Mestrado quanto o Doutorado não tem uma aplicabilidade imediata. Os resultados da pós, do ponto de vista profissional, vêm em longo prazo. São cursos com foco em perfis de aluno que desejam atuar na carreira acadêmica como professor, pesquisador ou outro cargo que exija formação técnica bastante específica.

Diversos programas de Stricto Sensu oferecem bolsas de pós-graduação para que enquanto o aluno esteja estudando receba um auxílio. Todavia, o acesso a esses programas tem ficado muito mais restrito no Brasil. Apesar da experiência profissional geralmente ser menor, o Mestrado e Doutorado possui um perfil de corpo docente com alta titulação acadêmica.

Hoje o mercado de trabalho exige profissionais mais qualificados. Por isso, fazer uma pós é sinônimo de qualificação e, principalmente, conhecimento. Clique aqui para conhecer excelentes opções de cursos que irão alavancar sua carreira profissional!

Compartilhe este post