Pós-graduação X Certificação profissional: o que vale mais?

É viável priorizar uma em detrimento da outra? O post de hoje tenta esclarecer este que é um ponto importante na carreira de todo profissional interessado.

Esta talvez seja a dúvida mais frequente entre aqueles que acabaram de concluir suas graduações e desejam ingressar de maneira certeira no mercado de trabalho ou daqueles que já estão inseridos no meio e têm em vista dar um passo adiante em busca de seus sonhos: devo partir para uma pós ou correr atrás de uma certificação profissional? No entanto, é preciso dizer que o profissional de hoje não deve pensar em termos de “ou isso ou aquilo”, até porque excluir possibilidades que, combinadas, só serão capazes de alavancar sua carreira não deveria ser uma questão de eliminação e, sim, de prioridades.

O fato é que uma não substitui a outra. Tomemos o exemplo de uma carreira direcionada à gestão de projetos. Por vezes, a pessoa interessada nesta área concluiu uma graduação em administração ou algum outro curso e precisa investir em uma especialização com direcionamento mais preciso e, neste caso, a especialização torna- se uma opção interessante e quase essencial pois, para além do diploma, serve como complemento e guia para os objetivos a serem alcançados. No entanto, já imaginou unir a experiência e conhecimentos adquiridos na pós ao PMP (Project Management Professional) emitido pelo Project Management Institute (PMI), que é a maior associação do mundo para profissionais de gerenciamento de projetos? Sem dúvidas, daria uma outra cara ao seu currículo e chamaria muito mais a atenção dos futuros empregadores. Ou seja, a pós-graduação seria um adendo à certificação profissional e vice-e- versa. Como vimos num post anterior a este, a certificação é extremamente relevante pois indica que você se mantém atualizado e focado no campo em que atua. Porém, quem vai avaliar a necessidade dela é você visto que em algumas áreas ela se mostra mais relevante e em outras menos. Por ora, se quisermos ser mais práticos e apontar contextos específicos, diríamos que a especialização poderia caracterizar uma prioridade para aqueles que desejam alterar um pouco o percurso de seus objetivos e se aventurar por outras áreas, enquanto que a certificação seria o atestado de que esta pessoa sabe o que vem fazendo e o faz muito bem, mas isto não é uma regra. Cada caso é um caso.

O que não dá para perder de vista é o aperfeiçoamento, seja por meio da pós, seja por meio da certificação. Desse modo, se você busca ser mais que um bom profissional na sua área de atuação, vá em busca de uma especialização, mas, se conseguir, corra atrás também de uma certificação. Só para não restar dúvidas.

Quer saber mais sobre o nosso curso de Gestão de Projetos aqui.

Compartilhe este post