Profissionais do futuro? Nós criamos especialistas!

Você sabia que 47% dos empregos existentes hoje tendem a desaparecer nos próximos anos? Parece assustador, não é? Mas foi isso que uma pesquisa da Universidade Oxford apontou ainda em 2014. Quantas atividades já não desapareceram cinco anos depois que “O futuro do emprego” de Carl Frey foi publicado. Pois é, nós também estamos preocupados, por isso vamos falar sobre os profissionais do futuro. Como eles devem ser?

Mas antes de chegar aos profissionais do futuro, vamos voltar aquelas que estariam ameaçadas. Conforme os estudiosos de Oxford, seriam aquelas mais automatizadas, ou seja, aquelas que um robô facilmente poderia substituir. Mas apenas cinco anos depois verificamos que a realidade pode ser ainda mais assustadora…

Basta pensarmos que um médico pode ser substituído por um robô. Sim, isso já é realidade. E ele começou a trabalhar desde o último ano em um ambulatório em uma província chinesa. O ‘BioMind’  é capaz de acertar diagnósticos com 87% de precisão, contra 66% dos médicos humanos.

Pois é, realmente está na hora de pensarmos nos profissionais do futuro. Como eles serão? Ainda  mais se levarmos em conta que o futuro é agora…

 

Aprender sempre

Quais são as grandes diferenças dos profissionais de antigamente e os profissionais do futuro. Pesquisadores garantem que as pessoas não se manterão por anos a fio em um mesmo emprego, assim como acontecia há alguns anos. Eles até apostam que os profissionais terão ao menos cinco carreiras ao longo da vida. Quando não algumas delas concomitantemente.

Além disso, uma faculdade ou um curso técnico já não é mais o suficiente para a garantia de uma ocupação. Estudar sempre e para sempre.

Aprender, desaprender ou reaprender. Mal sabemos quais as habilidades que devemos ter daqui a alguns anos. Portanto as pós graduações estarão cada vez mais em alta. Parar na graduação não será uma alternativa.

 

Profissionais do futuro requerem habilidades comportamentais

Não sendo tão alarmista assim, vamos pensar no que um robô não pode fazer como requisito mínimo. Por enquanto eles não desenvolveram habilidades comportamentais. Portanto o desenvolvimento delas é um ponto a favor dos humanos.

Então pra se destacar nada de fazer tudo mecanizado, um profissional do futuro requer habilidades comportamentais. Esta característica também pode ser destacada em alguns cursos de pós graduação. Neles, os profissionais são as estimulados a agir de acordo com que o mercado procura.

 

Criatividade como pré-requisito

Como dissemos, as habilidades comportamentais são essenciais para um mundo de mudanças. Hoje as empresas não são mais estáticas. O que acontece do outro lado do mundo nos afeta. E os trabalhadores devem estar preparados para essas mudanças.

Por isso a criatividade é e será cada vez mais uma habilidade procurada pelo mercado, e deve ser inerente para o profissional do futuro.

 

 

Como dissemos, os cursos de pós graduação estão de olho no profissional do futuro. Por isso buscam os melhores professores para formar os melhores profissionais. Se você quer se destacar no futuro, a hora é agora.

 

Compartilhe este post