Como funciona o TCC da pós lato sensu?

Quando você ainda está na fase de graduação e tem seu primeiro contato com o temido trabalho de conclusão de curso (TCC), é quando finalmente passa a ter noção de sua importância, não só pelo aprendizado que é depositado na pesquisa, mas principalmente pelo objetivo de conquistar a sonhada aprovação.

Mas e quando falamos em pós-graduação? Será que existem diferenças ou é tudo igual ao período de graduação? Se você tem alguma dúvida sobre este tema, hoje nosso blog te conta como funciona o TCC da pós lato sensu, abordando tudo aquilo que ampara a legislação.

Para que você compreenda com total clareza, fizemos alguns recortes dos principais trechos da legislação referente à conclusão da pós lato sensu. Caso deseje acessar o regimento na íntegra, estaremos o disponibilizando online aqui.

Principais aspectos do regimento

“Art. 5° Os cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, têm duração mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas, nestas não computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente, e o reservado, obrigatoriamente, para elaboração individual de monografia ou trabalho de conclusão de curso.”

“Parágrafo único: Os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos a distância deverão incluir, necessariamente, provas presenciais e defesa presencial individual de monografia ou trabalho de conclusão de curso.”

“1° Os certificados de conclusão de cursos de pós-graduação lato sensu devem mencionar também, título da monografia ou do trabalho de conclusão do curso e nota ou conceito obtido;”

O que podemos destacar?

Com base no regimento, a primeira informação importante a destacar é sobre a duração dos cursos. A lei é bastante clara ao dizer que os cursos lato sensu devem ter no mínimo 360 horas, sendo cada aula de 60 minutos. Neste ponto fique atento, há instituições que usam as chamadas “horas aula”, o que é diferente de aulas de 60 minutos. As 360 horas não contam com o trabalho de conclusão.

Por fim, vale lembrar que em qualquer situação o aluno deve possuir um orientador. O orientador, geralmente, é um professor do curso, porém, algumas instituições aceitam como orientadores professores e profissionais externos, mediante prévia analise do currículo.  O coordenador do seu curso da pós lato sensu é quem lhe ajudará na seleção do professor orientador.

Agora que você já conhece algumas das informações fundamentais sobre como funciona o TCC da pós lato sensu, já pode dar os primeiros passos para organizar seu trabalho: definição de um tema e a elaboração de um projeto excelente!

Pensando em fazer uma pós? Clique e conheça gestores de verdade, ensinando de verdade.

Compartilhe este post