Como uma pós-graduação pode alavancar os seus negócios?

Muitas pessoas não dão a devida importância para a realização de uma pós-graduação na área de gestão e negócios para o benefício de sua própria empresa. Mas elas são sim imprescindíveis. Basta analisarmos dados compilados pelo Sebrae, que analisou a mortalidade de empresas no Brasil entre 2014 e 2016.

A pesquisa aponta mortalidade de 23% das empresas nos dois primeiros anos. Esse número cresce se desconsiderarmos os Microempreendedores Individuais (MEI’s) que expandiram suas atividades nos últimos anos. Sem este público, a taxa de mortalidade passa para 42%.

E sabe o que está entre as causas desta grande mortalidade das empresas no Brasil? A falta de capacitação dos profissionais que se aventuram no ramo dos negócios. Conforme a pesquisa são três os fatores primordiais para a mortalidade das empresas. A falta de planejamento, de capacitação e de gestão.

 

Pós-graduação engloba planejamento, capacitação e gestão

Então vamos à relação empresarial com a pós-graduação. Planejamento, capacitação e gestão fazem parte da grade curricular dos cursos de pós-graduação voltados aos negócios, principalmente os MBA’s e as especializações que englobam a gestão, seja empresarial, de negócios e de finanças, por exemplo.

Portanto o empresário capacitado, terá maiores chances de manter o seu negócio em funcionamento, após os seus dois primeiros anos. Uma pós-graduação irá colaborar a sanar os problemas, frequentes em todo tipo de empresas.

 

Números alarmantes

A falta de conhecimento foi apontada entre 12% dos empresários como a principal dificuldade encontrada no primeiro ano de funcionamento de sua empresa. Número relativamente grande se considerarmos o número de cursos voltados a gestão empresarial e a sua acessibilidade crescente.

Verificando a falta de conhecimento como causa, os empresários se mostraram mais maduros após o fechamento das portas. Portanto caso pensem em abrir seu próprio negócio novamente devem fazer diferente para não repetir os mesmos erros.

A pesquisa do Sebrae mostra que 18% das pessoas apostaria na melhoria do plano de negócios para a sua sobrevivência, e 13% em uma gestão financeira mais eficaz. Diga-se que uma pós-graduação empresarial poderia ser a solução para ambos os problemas.

 

Benefício para todas as áreas

Aqui não estamos nos referindo somente aquelas pessoas que já saíram de um curso de graduação na área de administração, já que estas estariam mais propícias a montar um negócio. Estamos nos referindo a todas as áreas profissionais.

Um dentista que pretende montar uma clínica odontológica, um turismólogo que sonha em abrir sua própria agência de viagens, ou um jornalista que vislumbra com sua empresa que preste assessoria de comunicação. Todos estes devem se aprofundar no ramo dos negócios para concretizar os seus sonhos. E com certeza a realização de uma pós-graduação seria mais que benéfica.

 

A Escola de Negócios Santana Pós tem a solução pra você que já está no mercado empreendedor ou que pretende abrir seu próprio negócio. Venha conhecer nossos cursos de pós-graduação. Um deles foi feito especialmente pra você.

 

Compartilhe este post