Em quanto tempo concluo uma Pós Graduação?

Muitas pessoas ficam em dúvida do que fazer após terminar um curso de graduação. Pensar em continuar os estudos e procurar uma pós-graduação pode parecer uma insanidade para quem acabou de se dedicar aos estágios e ao temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Além disso, já foram quatro ou cinco anos de estudos, não é?

Mas aqui devem prevalecer as prioridades de quem está visando um futuro de sucesso. E um bom planejamento, é claro, para seguir uma nova empreitada. Mas as dúvidas de quem está pretendendo dar continuidade aos estudos são inerentes. E uma delas se refere ao tempo de dedicação para a conclusão dos cursos de pós-graduação.

 

Pós-graduação e suas diferenças

Em nosso blog já citamos que há diversos tipos de pós-graduações. Os graduandos podem escolher entre uma especialização, um MBA – Master Business Administration, um mestrado ou doutorado.

A escolha, na maioria das vezes, depende das pretensões de quem procura por uma pós-graduação. Como diz a Capes, “a pós-graduação é um sistema de cursos constituído para favorecer a pesquisa científica e o treinamento avançado”.

Portanto, ser considerado um expert em determinado assunto, ter novos conhecimentos, mais oportunidades de trabalho, networking, ter um diploma para seguir carreira acadêmica, ou entrar para a área de pesquisa… Estas podem ser algumas das motivações.

Mas, como vimos, as vantagens, e as oportunidades para quem realiza uma pós-graduação são inúmeras. Portanto o tempo de dedicação deve ser similar às prioridades…

 

Tempo de conclusão

Assim como há diferentes tipos de cursos de pós-graduação, há diferença no tempo em que o aluno deve se dedicar para finalizar sua nova etapa de estudos. O Ministério da Educação (MEC) prevê o mínimo de horas que as Instituições de Ensino Superior (IES) devem contar para montar a grade de cada um destes cursos.

As especializações e MBA’s, por exemplo, devem contar com carga horária mínima de 360 horas. Enquanto os mestrados e doutorados com 1.200 horas. Isso significa que o tempo para a conclusão de uma especialização é bem menor que o de mestrados e doutorados.

 

 

Frequência de aulas

Temos que ressaltar ainda que a pós-graduação tende a ter um ritmo de estudos diverso das graduações. E a frequência de aulas também. Na Escola de Negócios Santana Pós, por exemplo, as 360 horas de carga horária das especializações podem ser finalizadas em um período de um ano e meio.

Além disso, a carga horária é dividida para que os alunos frequentem as aulas a cada quinze dias, e aos sábados. O que facilita nos casos em que o graduando já está se dedicando ao trabalho.

 

E você, já se decidiu qual tipo de pós-graduação irá fazer para alavancar a sua carreira? Lembre-se que o ano está só começando. E esta é uma oportunidade que pode mudar os rumos de sua vida profissional. Conheça os cursos da Escola de Negócios. Algum deles pode ser justamente o que você está buscando…

 

Compartilhe este post