Índice Geral de Cursos: Conheça o ranking das Faculdades de Ponta Grossa

Você já ouviu falar no Índice Geral de Cursos (IGC)? O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza anualmente uma análise nas Instituições e publica indicadores de qualidade referente à elas. Assim os alunos podem acompanhar os resultados e verificar os indicadores de sua instituição.

O Índice Geral de Cursos é um dos Indicadores de Qualidade do Ensino Superior. Além dele, o Inep calcula o Conceito Preliminar de Curso (CPC), o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o Conceito Enade.

No cálculo são avaliados a distribuição de alunos entre os cursos ofertados, o número de matrículas e os conceitos de avaliação.

 

Faculdade Santana é a melhor Instituição Privada de Ensino Superior do município

O último IGC foi publicado no final de 2018 e calculado com base no ano de 2017. Entre as Faculdades particulares instaladas do município de Ponta Grossa, a Faculdade Santana é a que aparece com índice mais elevado.

O IGC da Faculdade Santana foi de 2,4640. Já as demais instituições particulares do município aparecem com índices inferiores a 2,4 (confira abaixo).

Por meio do Índice Geral de Cursos é que são ranqueadas as melhores instituições de ensino. Portanto a Faculdade Santana é a melhor instituição privada de ensino superior de Ponta Grossa.

 

Faixas do Índice Geral de Cursos

As Faculdades que entram no Índice Geral de Cursos podem ter notas de 1 a 5. Estas são divididas por faixas. As Instituições de Ensino Superior que ficam entre as faixas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias e podem receber punições, como não poder expandir suas instalações, número de vagas ou abrir novos cursos.

A Faculdade Santana, com IGC de 2,4640, aparece na faixa 3. Aquelas instituições com IGC abaixo de 2,0, portanto, estão na faixa 2. O último Índice Geral de Cursos mostrou que 278 instituições de um total de 2.066 foram reprovadas, ficando com notas entre os índices 1 e 2.

 

IGC das Faculdades Particulares de Ponta Grossa

Como apontamos acima o IGC da Faculdade Santana ficou em 2,4640. Em segundo lugar, entre as Instituições Particulares de Ensino Superior de Ponta Grossa, aparece a Faculdade Secal, com índice de 2,3953, seguida da Faculdade Sagrada Família com 2,2073. As Faculdades Cescage e Unopar aparecem na sequencia, com Índice Geral de Cursos em 1,9403 e 1,5064 respectivamente.

Para saber mais sobre o Índice Geral de Cursos e buscar os indicadores de sua Faculdade basta acessar o site do Inep. E para saber quais os cursos de graduação e de pós-graduação da melhor faculdade particular de Ponta Grossa acesse os nossos canais.

Compartilhe este post