Quais são as modalidades de pós-graduação?

Temos vivenciado um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Podemos dizer que tamanha competitividade que existe hoje na área profissional é saudável, pois motiva não só a busca pelo conhecimento, mas maior qualificação.

Seja qual for sua área, perceba que quanto mais o tempo passa, mais se torna necessário demonstrar maior qualificação para conseguir destaque em relação às outras pessoas. Portanto, possuir uma graduação é fundamental para se inserir no mercado, mas cursar uma pós-graduação é somar ainda mais em seu currículo e aumentar o número de oportunidades profissionais em sua carreira.

Para que você decida qual é a melhor opção de pós, preparamos especialmente este artigo que tem o objetivo de tirar suas principais dúvidas e auxiliar na escolha do que é o ideal para sua vida profissional. Vamos lá?

Stricto Sensu e Lato Sensu

É muito comum nos depararmos com estas expressões na vida acadêmica e é importante compreendê-las e conhecer suas diferenças. Confira abaixo:

O Lato Sensu é o tipo de pós-graduação que se refere ao MBA e Especialização. Já o Stricto Sensu se refere ao Mestrado e Doutorado. Também é interessante lembrar que existe a opção de mestrado profissional, que é uma modalidade de Mestrado focada no mercado de trabalho.

Ambos os tipos de pós-graduação (Lato e Stricto) podem ser ofertados por instituições particulares e públicas. Em linhas gerais, podemos dizer que as instituições particulares costumam focar no Lato Sensu, já as instituições públicas costumam priorizar o Stricto Sensu.

A seleção do Stricto Sensu tende a ser mais rigorosa, pois o aluno tem de comprovar suas atividades relacionadas com a pesquisa acadêmica. Por isso é muito comum privilegiar alunos que tenham participado de Programas de Iniciação Científica durante o curso da graduação.

Modalidades da pós-graduação

  • Mestrado – o mestrado aprofunda o aprendizado da graduação. Seu principal objetivo é ampliar o conhecimento sobre um tema de interesse acadêmico e estimular sua reflexão teórica. É voltado, principalmente, para quem almeja crescer na área acadêmica, tanto como professor quanto pesquisador. Também é uma excelente opção para quem tem curiosidade sobre uma variedade de temas, tem disponibilidade para estudar diariamente e que goste de pesquisar:
    – Trabalho de conclusão de curso: dissertação;
    – Carga horária: aproximadamente 24 meses.
  • Doutorado – o doutorado forma pesquisadores e professores universitários. É um curso que aborda os temas com maior profundidade e complexidade do que o mestrado. Há possibilidade de cursar o doutorado após a graduação, mas são casos mais raros e que dependem das exigências das instituições de ensino, histórico do aluno e pesquisas realizadas anteriormente na graduação, geralmente em programas de iniciação científica:
    – Trabalho de conclusão de curso: tese;
    – Carga horária: 48 meses.
  • MBA e Especialização – o Master in Business Administration é um curso que possui foco em quem deseja aprimorar seus conhecimentos de administração e conquistar uma visão mais profunda da área corporativa. Embora no Brasil seja considerado como especialização, o MBA nos EUA é classificado como mestrado. Além de ser um curso bastante procurado por gestores, empresários e executivos. É ideal para pessoas que apreciam estudar assuntos diretamente relacionados com sua profissão e que pretendem ocupar cargos de liderança em empresas. Por fim, a Especialização requer habilidades técnicas específicas a determinado tema e capacita o profissional que está no mercado de trabalho. A Especialização não ocorre somente na área de administração, tal como o MBA. Existem cursos de especialização nas mais diversas áreas do conhecimento:
    – Trabalho de conclusão de curso: monografia;
    – Carga horária: 18 meses.

    Quer conhecer excelentes opções de cursos de pós-graduação?

    Clique aqui e surpreenda-se!

Compartilhe este post