A ênfase em Cloud Computing no curso de Gestão de TI

Do que estamos tratando ao propor um aprofundamento baseado em Cloud Computing? Nas linhas abaixo, a ideia por trás do curso

            O curso de Gestão de Tecnologia da Informação já teve a sua descrição feita aqui no blog em outro momento, quando estávamos preocupados em apresentar a você uma visão geral da proposta que o engloba. Também já falamos um pouco sobre uma de suas possíveis áreas de aprofundamento, a chamada Business Intelligence. Hoje, porém, abordaremos mais um de seus desdobramentos, apresentando a ênfase em Cloud Computing.

A computação em nuvem – ou Cloud Computing, se preferir – mudou radicalmente a maneira como nós trabalhamos e nos comunicamos. Há não muito tempo, as pessoas podiam alegar que esqueceram algum arquivo no escritório e que só poderiam enviá-lo para quem o desejasse no outro dia, quando elas estivessem lá em frente ao seu computador de novo. Nos dias de hoje, esse tipo de afirmação soa quase como uma piada.

A verdade é que tudo o que nós fazemos atualmente pode ser encontrado na nuvem. A música que ouvimos está sendo disponibilizada em aplicativos de streaming. A mesma coisa acontece com os nossos filmes e seriados favoritos. Até mesmo as notas que mantemos em nossos celulares, por mais bobas que possam parecer, estão sendo armazenadas e podem ser acessadas de qualquer lugar através da nuvem. Basta que estejamos conectados ao Facebook, ou que tenhamos acesso a serviços de e-mail tais como Gmail ou Outlook, ou ainda que usemos quaisquer aplicativos em nossos celulares, para que dados estejam sendo nela constantemente processados e armazenados.

Embora boa parte das informações com as quais as empresas trabalhem para manter o seu negócio e fazê-lo crescer sejam bastante sensíveis, o que, de início, gerou certa desconfiança por parte dos empreendedores em relação às plataformas de nuvem, a essa altura já ficou mais do que evidente que o baixo custo, a velocidade, o desempenho, a praticidade e, claro, a segurança, todas características viabilizadas pela nuvem, somente potencializaram o mundo dos negócios e aumentaram os níveis de competitividade. Cada vez mais os benefícios da computação em nuvem, bem como os tipos disponíveis e seus respectivos usos, estão sendo melhor conhecidos e aproveitados pelas empresas.

Assim, dentro do curso de Gestão de Tecnologia da Informação, a ênfase em Cloud Computing mostra-se altamente atual e promissora, e será com a expansão do conhecimento relacionado aos benefícios, tipos e usos da nuvem que nós nos dedicaremos. Voltada sobretudo para os profissionais da área de TI, mas sem excluir os demais interessados no tema, e dividida em dois módulos, Introdução a Cloud Computing e Cloud Computing na Prática, ela permite aos participantes um aprofundamento na área, a fim de que possam tirar da computação em nuvem todas as vantagens que só ela é capaz de permitir. As quais, aliás, como sabemos, não são poucas.

Compartilhe este post