A ênfase em Business Intelligence no curso de Gestão de Tecnologia da Informação

Do que estamos tratando ao propor um aprofundamento baseado em Business Intelligence? Nas linhas abaixo, a ideia por trás do curso.

 

            O curso de Gestão de Tecnologia da Informação já teve a sua descrição feita aqui no blog em outro momento, quando estávamos preocupados em apresentar a você uma visão geral da proposta que o engloba. Hoje, porém, abordaremos uma de suas áreas de aprofundamento, ou ênfase, chamada de Business Intelligence.

            A área de Business Intelligence (BI) consiste no processamento estratégico dos espantosos volumes de dados que estão sendo sistematicamente coletados e armazenados pelas empresas graças à tecnologia, de modo que esses dados possam ser transformados em informação e essa informação, por sua vez, possa ser transformada em conhecimento e esse conhecimento, então, em planos os quais sejam capazes de impulsionar ações comerciais lucrativas para as empresas.

            Se em outros tempos as empresas dependiam de um certo feeling ou “instinto” de competitividade para fazer os negócios prosperarem, hoje o cenário é bem mais assertivo. Para que saibamos, por exemplo, qual produto é o mais procurado em meio a tantos dentro de uma mesma empresa, basta que nos voltemos às informações que já estão lá disponíveis para os gestores. É possível ainda, por meio desses dados, potencializar as vendas de outros produtos ou buscar padrões de consumo capazes de serem ampliados, uma vez que a área de BI consegue integrar numa mesma frente desde o setor financeiro da empresa, até o operacional, o comercial e o marketing. Assim, em resumo, a área de BI compreende o armazenamento de dados, a análise de negócios e o gerenciamento do conhecimento adquirido.

            A ênfase em Business Intelligence, dentro do curso de Gestão de Tecnologia da Informação, subdivide-se em dois grandes grupos. O primeiro deles, chamado Big Data Analytics, propicia ao aluno definições e conceitos globais sobre o campo, a partir de perguntas-chave, tais como: o que é e por que é importante? Como o Big Data Analytics pode ajudar meu negócio? – o que caracteriza este primeiro momento como uma introdução aos conceitos fundamentais, os quais virão no segundo grupo, intitulado justamente como Business Intelligence. Neste segundo momento, o curso terá como propósito abordar: introdução à mineração de dados; tipos de datas e suas análises (data warehousing, data visualization, data collection e construção de dataset); tarefas de classificação com árvores de decisão, regras de decisão e métricas de avaliação; análise associativa (correlação) e mineração de grafos; extração de características, redução da dimensionalidade e PCA.

            Para tanto, o curso tem como público-alvo aqueles profissionais da área de tecnologia da informação que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos em gestão da informação, coordenação de projetos, análise e gestão de negócios digitais. Importante ressaltar ainda que, à medida que pequenas e grandes empresas se familiarizam com o Big Data e o potencial da transformação digital, a demanda por analistas de BI se intensifica, fazendo com que este seja um aprofundamento necessário a todos os interessados em ajudar a extrair informações vitais para o mercado e ajudar a informar como as decisões são tomadas.

Tenha mais informações sobre esta ênfase aqui.

Compartilhe este post