Alguns “comos” e “porquês” na hora de escolher uma pós-graduação.

Futuro profissional e tomadas de decisão estão intimamente ligados. O texto que segue discutirá brevemente uma das mais difíceis de se resolver: a escolha da pós.

Ao sair da faculdade, muitos estudantes se veem confrontados com a obrigação de seguir seus estudos. Seja porque o mercado de trabalho se tornou muito exigente e é sempre bom acumular alguns pontos a mais no currículo, ou porque dentro da área em que você já atua é preciso estar num constante processo de atualização, a verdade é que a pós-graduação se tornou uma peça
fundamental na vida de qualquer pessoa preocupada em crescer profissionalmente.

Contudo, os fatores que envolvem a escolha por um ou outro curso de especialização muitas vezes nos paralisam, fazendo com que pairem sobre a nossa consciência os mais perturbadores
questionamentos:

  • será que este é o momento certo?
  •  será que esta é a instituição mais adequada?
  •  será que é este exatamente o curso que vai dar um up na minha carreira?
  •  será que terei retorno?

Bem, uma vez que não podemos tomar esta decisão por você, só nos resta indicar alguns caminhos para que consiga fazer dela a mais acertada possível.

Num primeiro momento, lembre de sua graduação e tente buscar nela algo que tenha despertado a sua curiosidade. Algum assunto pelo qual você tenha manifestado interesse a ponto de instigá-lo a querer buscar mais. Tomemos como exemplo um graduado em Sistemas de Informação que ao longo do curso tenha se deparado com a disciplina de Redes de Computadores e decida querer se especializar nessa área. Seu desejo pode levá-lo, portanto, em direção a uma pós- graduação em Redes e Segurança de Sistemas. Parece simples, não?

Mas digamos que lembrar da sua graduação é a última coisa que você pensa em fazer agora. Sua vontade é respirar novos ares, criar novas perspectivas, visualizar outros horizontes possíveis. A famigerada mudança de carreira. Vamos imaginar que as reviravoltas da vida fizeram com que você decidisse abrir uma empresa cuja atividade nada tem a ver com a sua formação inicial. Nesse caso, talvez a aquisição de mais conhecimento na área de Gestão Empresarial possa melhor satisfazer seus objetivos e ajudar seu negócio a prosperar.

Ou ainda, pensemos num terceiro cenário em que a graduação escolhida por você não era exatamente aquela que você queria, mas por motivos de força maior, também conhecida por seus pais, o curso escolhido se impôs a você sem dar brecha para muitas divagações. Se este cenário não parece tão distante assim de sua realidade, não desanime. Talvez você encontre na pós-graduação uma oportunidade de aprender e especializar-se numa área que o agrade mais, afinal, o pré-requisito para a matrícula numa especialização de sua escolha é justamente ser graduado, e este caminho felizmente você já traçou.

Mas e você, que ainda não conseguiu decidir se deve ou não fazer uma pós, sabe as razões
que podem levá-lo a querer buscar uma? Pode parecer óbvio, mas o aprofundamento em um tema específico de seu interesse e todo o aprendizado trazido junto com ele serão mais que valiosos: serão o seu grande diferencial na hora de se inserir no mercado de trabalho ou obter uma melhor colocação no emprego atual. Sem contar o networking, isto é, a rede de contatos que se abrirá a partir da proximidade e convivência com profissionais da área e professores de renome com ampla experiência de atuação e pesquisa.

Ou seja, a pós-graduação só tem a contribuir na carreira de qualquer profissional e ela está a apenas uma tomada de decisão longe de você. Decisão esta que, agora, precisaremos deixar em suas mãos. Que venham as boas escolhas!

Compartilhe este post