Pós-Graduação: por que devo fazer?

Você já se perguntou qual o objetivo de fazer uma pós-graduação? Porque é importante constar no seu currículo? Ou ainda porque as empresas valorizam os salários dos portadores de um certificado de pós-graduação?

Para falar sobre isso é preciso voltar um pouco no tempo e buscarmos uma parte da história da regulamentação dos cursos de pós-graduação no Brasil. Especificamente sobre os cursos lato sensu, que são as conhecidas Especializações, Master Bussines Administracion (MBA), ou simplesmente pós-graduação. Vale reforçar que todos têm o mesmo valor, seja para prestar um concurso público, ou disputar uma vaga em empresas privadas.

 

Pós-Graduação no Brasil

Por muito tempo no Brasil, a graduação era o último degrau de formação superior. Ou seja, não havia mais nada, oficialmente falando, para cursar posteriormente ao curso superior. Este era o último degrau do aprendizado.

O primeiro parecer que trata de regulamentar as pós-graduações data de 1965. A partir daí inúmeras regulamentações e pareceres foram emitidos até chegar às regras e regulamentos que norteiam os cursos que hoje existem no mercado.

Os cursos de pós-graduação inicialmente eram voltados a preparar as pessoas para a docência. De alguns anos para cá a necessidade existente no mundo do trabalho, de profissionais mais preparados, têm exigido outro tipo de profissional pós-graduado.

 

Apagão de Mão de Obra

É bastante conhecido de todos que o sistema educacional brasileiro não consegue abastecer o mercado de profissionais preparados e habilitados para o mercado de trabalho. Muito se fala no “apagão da mão de obra”, já experimentado na década passada. Naquele período a  economia cresceu, o mercado aqueceu e faltou muita mão de obra.

Até profissionais norte americanos vieram trabalhar no Brasil. Assim como profissionais de vários países foram contratados para suprir essa demanda.  Naquela época o Fundo Monetário Internacional – FMI já alertava que o crescimento da economia brasileira seria limitado devido a falta de mão de obra especializada. E, atualmente,  quando voltarmos a crescer o apagão da mão de obra voltará a nos assombrar.

Segundo Pastore, a eficiência do trabalho no Brasil está praticamente estagnada desde a década de 1980, salvo raras exceções.  O trabalhador brasileiro leva uma hora para fazer o mesmo produto ou serviço que um norte-americano consegue realizar em 15 minutos e um alemão ou coreano em 20 minutos… “Estamos parados, enquanto outros países estão melhorando. A distância tem aumentado.”…

 

Profissionais especializados com a pós-graduação

Nessa triste realidade do sistema educacional brasileiro a pós-graduação, principalmente a lato sensu, desempenha um papel importantíssimo na formação de mão de obra especializada. Tanto que o parecer 146/18 do MEC já reconhece que a pós-graduação tem o papel importante de “complementação para formar profissionais altamente qualificados”.

Na Escola de Negócios Santana Pós essa necessidade já havia sido percebida desde 2002. Nosso grande desafio sempre foi encontrar profissionais experientes com a titulação exigida pelo MEC. Por isso, a proposta de ensino em pós sempre foi a de que os cursos sejam ministrados por profissionais do mercado do trabalho.

Isso possibilita a abordagem prática a partir dos conceitos teóricos. A teoria não é diferente da prática. O que acontece é que não existem duas empresas iguais, nem do mesmo ramo ou segmento. Diferente é a cultura, gestão e tecnologia utilizada pelos profissionais que nela trabalham.  Dessa forma a aplicação dos conceitos teóricos variam de empresa para empresa.

 

Corpo Docente formado por gestores

O quadro de professores da Escola de Negócios Santana Pós é formado por professores que atuam profissionalmente nas mesmas áreas que lecionam. Assim preparamos e fornecemos uma excelente mão de obra para as empresas da região e por aí a fora. Com orgulho a Escola de Negócios pode garantir que tem ex-alunos espalhados em empresas de muitos estados brasileiros.

Ter em sala de aula um professor que atua na área que leciona, permite transmitir aos alunos o ambiente profissional existente nas empresas. Na Escola de Negócios Santana Pós, por exemplo, o aluno conta com aulas de Lean Manufactoring com um professor que trabalhou na Toyota, no Japão, berço desta filosofia de gestão. Ou aulas de Recursos Hídricos e de Gestão de Cidades com professores que desenvolvem e participam de grupos de trabalho em grandes cidades do Paraná e com experiência internacional.

 

Desta forma, voltamos à questão inicial: O que se espera de um pós-graduado? Espera-se que ele tenha competências e habilidades para atender às demandas do mercado de trabalho. Que ele seja valorizado em termos de conhecimento, garanta sua empregabilidade  e, melhore seu salário em mais de 50%, segundo as recentes pesquisas. Quer contar com tudo isso? Conheça os cursos da Escola de Negócios santana Pós.

Compartilhe este post